Olá, como vai? Seja bem vindo(a) ao site do canil Jacks da Mata e muito obrigado por estar aqui! Vou começar com uma pergunta: o que acha de conhecer a raça sob a perspectiva e opinião de um criador? Antes de responder, permita-me fazer uma breve apresentação e um convite.
A criação Jacks da Mata é uma criação familiar, ética e responsável para a preservação e aprimoramento da raça Jack Russell Terrier, que tem como objetivo criar cães mais próximos do padrão possível, com boa estrutura, temperamento equilibrado, boa procedência e garantias de saúde.
A linha de sangue Jacks da Mata é formada por todo o plantel de linhagem 100% australiana, linhagem esta que tem a melhor conformação e o melhor temperamento da raça, formada por linhas de sangue importadas de várias partes do mundo, linhas de sangue estas campeãs, selecionadas e testadas geneticamente para a saúde!
Meu nome é Valter da Mata e sou criador registrado da raça Jack Russell Terrier, filiado a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), maior instituição cinófila do Brasil, sendo a única federada à Fédération Cynologique Internacionali (FCI), a maior comunidade canina do mundo.
Paralelamente ao trabalho como criador, também sou o Coordenador Nacional do Conselho Brasileiro da Raça Jack Russell Terrier (CBRJRT), que é o órgão de assessoramento técnico e consultivo, de representação em todo o território nacional, oficial e ligado à CBKC/FCI.
Além da representação nacional, também sou o Coordenador Estadual do Departamento da Raça Jack Russell Terrier da Bahia, do Clube Baiano de Cinofilia, do qual sou associado.
Por respeitar e praticar o Regulamento de Criação da Raça Jack Russell Terrier do CBRJRT, todo o meu plantel de adultos e jovens é qualificado com o Certificado de Saúde CBRJRT e o Selo Ouro de Criação Selecionada CBRJRT, bem como a Criação Jacks da Mata também é qualificada com o Selo Ouro de Criador Selecionado CBRJRT!
DRAKE – JACKS DA MATA WAR – Criação nacional!
DRAKE – JACKS DA MATA WAR – Criação nacional!
Sou cinófilo apaixonado, que não só amo cães, como procuro estudar de forma aprofundada, objetivando praticar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da raça Jack Russell Terrier. Além do estudo, levo meus cães em exposições de conformação e beleza, para que sejam avaliados pelos árbitros, que também são cinófilos, para que eu possa ouvir suas respectivas opiniões. Minha dedicação à raça é de forma exclusiva, isto é, a criação Jacks da Mata não cria outras raças, bem como meu trabalho junto ao CBRJRT, tem como foco o Jack Russell Terrier.
Acredito que todo mundo tem direito de ter um Jack Russell Terrier estando o mais próximo do padrão da raça possível, com boa estrutura, temperamento equilibrado, boa procedência e garantias de saúde. Quando falo todo mundo, estou me referindo ao público que busca qualidade, seja você um criador que busque um exemplar para contribuir com a sua linha de sangue, bem como seja você um proprietário que está buscando o seu mais novo membro da família, com a finalidade para companhia.
Convido você que despertou o interesse pela raça e chegou aqui, que conheça a minha história, que em algum momento pode parecer com a sua, bem como conheça o Jack Russell Terrier sob a opinião e maneira de ver de um criador.
Caso você já tenha lido sobre o Jack Russell Terrier em sites que falam sobre todas as raças, esqueça o que você leu! Esses sites que falam sobre todas as raças, praticam um grande desserviço para o Jack Russell Terrier, bem como para muitas outras raças, mesmo que provavelmente não tenham noção disso. Tem informações que são repassadas sem saber, o que acaba na verdade desinformando e criando uma imagem equivocada, concorda? E isso pode acontecer mesmo que tenha tido uma boa intenção, vale reforçar. Esses sites não tem a convivência do dia-a-dia com a raça, muito menos o estudo técnico necessário de um criador responsável, que são experiências adquiridas ao longo dos anos. Diante disso, reforço então o convite feito e garanto que sairá daqui com a melhor visão possível do que é um Jack Russell Terrier!
Conheci a raça através de um filme. Isso mesmo, um filme! Você poderia ter pensado que já nasci criador, mas, não. Meu primeiro contato com a raça foi em 2009, após ver o filme “Meu Cachorro Skip”, um filme emocionante que recomendo à todos! E você, como conheceu a raça e o que despertou o interesse por ela? Talvez por um outro filme também, como “O Artista” ou “O Máscara”, este filme que faz até hoje muitos conhecerem o Jack Russell Terrier popularmente como a raça do “Cachorro do Máscara”, ou uma propaganda comercial, ou até mesmo por ter visto em alguma embalagem de algum produto, bem como apenas viu passeando na rua, na praia e se encantou à primeira vista, não é mesmo? São muitas histórias que levam ao mesmo interesse!
Comprei meus primeiros pets e desde então, meu contato com a raça só fez aumentar e melhorar, pois estou sempre procurando o melhor para a minha criação. Isso mesmo, meu primeiro contato com a raça, foi como proprietário, como a maioria. Graças à Aika e Jack, pets de linhagem inglesa, meus primeiros e que sou eternamente grato por fazerem parte da minha vida, por fazerem que a raça se tornasse a minha paixão!
Aika e Jack tiveram algumas ninhadas, que me proporcionaram a ter grandes amigos, através de seus filhos. Com os novos amigos, foi criado o grupo “Jack Russell Terrier Bahia”, que é um grupo de amigos que promovem encontros da raça. Essa é a primeira grande lição que aprendi com a raça: os Jacks são membros da família existem para serem nossos amigos e nos darem novos amigos!
Esses mesmos amigos passaram a incentivar a tornar-me criador e aqui começou uma nova etapa. Passei a pesquisar sobre o assunto e em 2014, o nome Jacks da Mata passou a existir, quando passei a ser criador registrado, filiado a CBKC/FCI. Ao ser registrado, a paixão pela raça passou também a ser uma responsabilidade e desde então, busco aprimorar tanto o plantel, através de linhas de sangue importadas e de linhagem 100% australiana, como o meu conhecimento sobre o Jack Russell Terrier e desde então, tem sido a minha jornada.
Ainda em 2014, ainda no meu primeiro ano como criador registrado, juntamente com os amigos criadores Edson Chagas e Jussara Cruz, de São Paulo, começamos idealizar o Conselho de Raça. Em 2017 veio a oficialização do CBRJRT, juntamente com novos amigos criadores! Unidos fazemos um trabalho que vem dando muitos resultados positivos para a raça, dentre eles, os eventos técnicos (palestras, work shop etc), a Especializada do CBRJRT e a Nacional do Jack, estas as maiores e mais importantes exposições da raça Jack Russell Terrier, da América Latina! Mais uma vez, a responsabilidade e os desafios aumentam aqui.
Agora que você sabe um pouco da minha história, digo feliz que ela não para aqui. Está sempre em evolução! Com a responsabilidade, tive a ideia de criar um site totalmente didático, para facilitar o entendimento sobre a raça, que tem por objetivo levar você que chegou aqui, para uma jornada de conhecimento. Por acaso, você está neste site!
A ideia busca atender aos mais diversos públicos, desde aquele que já tem experiência na cinofilia, como juízes e criadores, bem como você, proprietário que já tem um Jack e esteja interessado em conhecer mais sobre a raça, e até mesmo adquirir outro, algo muito comum da paixão pela raça, bem como para você que não tem nenhum conhecimento em relação à raça, que a conheceu por acaso e quer ter um exemplar, como foi o meu caso, mas, que hoje posso transmitir todo o conhecimento que possuo de forma simples e didática, conteúdo este que está em constante atualização, conforme vou adquirindo novas experiências. É um prazer compartilhar meu conhecimento com todos!
Se você despertou o desejo de ter um Jack Russell Terrier, é muito importante, é fundamental, que você saiba o que é um Jack Russell Terrier, para que tenha uma boa experiência, desde o primeiro contato com o criador, passando pelo seu desejo realizado de ter seu filhote, bem como por toda a vida que terá com o seu novo membro da família.
Conhecimento é importante para obter maior sucesso em relação à aquisição de um filhote com a melhor procedência, concorda? Para isso, este site foi idealizado para que seu conteúdo fosse apresentado de forma ordenada e didática, portanto, aconselho que não pule as etapas, afinal, todo o conteúdo deve ser de seu interesse, mesmo que não saiba disso ainda, se você quer um Jack Russell Terrier.
O que acha sobre transformar você mesmo, que possivelmente chegou aqui com a pergunta simples de “como ter um filhote de Jack Russell Terrier?”, partir para uma pergunta melhor de “como ter um filhote de Jack Russell Terrier que seja típico, de bom temperamento e de boa procedência?”, e assim sentir-se mais seguro em relação à sua experiência para conseguir o seu tão sonhado Jack? Muito bom para você, não é?
Você precisa de conhecimento. Precisa saber da morfologia e do temperamento que caracterizam a raça, que fazem um Jack Russell Terrier ser o que é. Você precisa conhecer o Padrão da Raça. Mas o que é o Padrão da Raça?
É o documento oficial que descreve as características físicas ideias e também o temperamento ideal que um cão de raça deve ter, e que todos os criadores responsáveis seguem. Por ele ser muito escrito, sem nenhuma ilustração, acaba sendo de difícil visualização, principalmente para quem não é criador, que pode ser o caso de muitos que chegaram aqui neste site. Como resolver essa dificuldade e aprender sobre o Jack Russell Terrier e o seu padrão racial?
Para isso, eu idealizei um Padrão Didático da Raça, com diversas ilustrações para que haja uma fácil compreensão entre aquilo que se lê, com aquilo que se vê e que se espera de um Jack Russell Terrier. Trata-se do primeiro Padrão Didático da Raça Jack Russell Terrier, do Brasil! Algo inédito! Não é ótimo?
E que tal saber que você pode melhorar ainda mais a sua experiência? O que acha de partir de uma pergunta melhor, de “como ter um filhote de Jack Russell Terrier que seja típico, de bom temperamento e de boa procedência?”, para uma pergunta excelente de “como ter um filhote de Jack Russell Terrier que seja típico, de bom temperamento, de boa procedência e com garantias de saúde”?
Com conhecimento e cães testados, sendo que aqui você encontrará tudo isso, tanto em termos de conteúdo, como também em termos de cães, já que todos o meu plantel é testado e comprovadamente 100% limpos e livres dos genes causadores das 5 doenças hereditárias monogênicas recessivas, que mais podem acometer a raça! Quais são essas doenças 5 doenças genéticas? Falarei delas em sessão própria, portanto, não se preocupe. Mas o que isso garante para os filhotes?
São as mais importantes garantias para eles porque os filhotes Da Mata também são 100% limpos e livres, por parentesco! Mais garantias significam menos preocupações, menos fatores de riscos à saúde, menos idas ao veterinário por fatores que são possíveis de eliminar preventivamente, melhoria da saúde individual dos cães, melhoramento genético do plantel e mais qualidade de vida! Não é excelente?
Esses testes são realizados em um laboratório da Alemanha, o Laboklin, maior laboratório do mundo, que possui muitos anos de experiência na implementação e desenvolvimento de testes genéticos, com alto padrão de qualidade!
E o controle genético não para por aí! O plantel é também 100% testado para 3 doenças multifatoriais de ordem ortopédica, sendo uma que mais pode acometer a raça e outras duas extras! Mais uma vez, todo o plantel é 100% livre de sinais de problemas ortopédicos! Falarei sobre elas em sessão própria.
O controle para as doenças genéticas multifatoriais de ordem ortopédica é fruto de uma parceria com o Hospital Veterinário Du Pet, localizado em Lauro de Freitas – Bahia, o melhor hospital veterinário do Estado e um dos melhores do Brasil!
Contou quantos testes o meu plantel tem? Sim, meus cães são testados para 8 doenças genéticas! Algo que me orgulho muito e que me ajuda na seleção, eliminando preocupações preventivamente! Além disso, com todas essas informações que a testagem me oferece, consigo selecionar machos e fêmeas que estarão sempre proporcionando a formação de genealogias com alto valor genético, no que diz respeito à segurança à saúde de todas as ninhadas nascidas aqui.
Como o objetivo do meu site é difundir conteúdo, estarei abordando cada uma dessas doenças para que você tenha cada vez mais conhecimento, se assim desejar.
É esse conhecimento que tenho para oferecer, se você seguir a minha recomendação, bem como é assim que eu trabalho com a raça, buscando sempre melhorar e qualificar meus cães e seus filhotes Jacks da Mata. Lembre-se que um filhote cresce e irá fazer parte de sua família por muitos anos e você sentir-se seguro sobre a raça e onde conseguir um com maior segurança possível, é muito importante, concorda?
Meu objetivo como criador registrado do canil Jacks da Mata, é criar cães mais próximos do padrão possível, com boa estrutura, temperamento equilibrado, boa procedência e garantias de saúde.
A criação Jacks da Mata atua na preservação e aprimoramento da raça Jack Russell Terrier, de forma ética e responsável. Trata-se de uma criação familiar, com poucas ninhadas por ano, muita dedicação, procurando dar amor e estrutura adequada, fazendo com que a raça seja tão apaixonante por todos!
Para isso, procuro não esquecer nada do que aprendi desde o meu primeiro contato com a raça e é por isso que contei essa história. Valores como o amor, a amizade e a responsabilidade, pelos animais e pelas pessoas, passaram a andar juntos e isso permanecem até os dias de hoje. Novas histórias surgem com cada ninhada e espero que você junte-se à Família Jacks da Mata, fazendo parte dela!
Valter da Mata
Jacks da Mata – FCI 366/14