Doenças Monogênicas Recessivas

Esta sessão em particular é de muito orgulho para mim, afinal, trata-se do principal diferencial da minha criação!

Mais importante que os títulos e conquistas dos meus cães em exposições de conformação e beleza, ter o “título eterno” em relação à saúde me deixa ainda mais orgulhoso! Tenho não só os primeiros cães testados, mas, todo o plantel 100% testado e 100% limpo em relação às cinco doenças hereditárias monogênicas recessivas que mais podem acometer a raça!

FAMÍLIA 100% TESTADA E LIMPA = GARANTIA VITALÍCIA!

Ter a família Jacks da Mata 100% testada e limpa, significa que todos os filhotes nascidos aqui, isto é, todos os Da Mata também são 100% limpos dos genes causadores dessas doenças, por parentesco! Estou garantindo para todos que seu futuro Da Mata nunca manifestará essas doenças, algumas delas inclusive que levam à morte precoce do seu membro da família. É uma garantia para toda a vida de todos os Da Mata!

Ter a família testada proporciona para a minha seleção dos futuros pais, a formação das genealogias (e dos pedigrees) das ninhadas com alto valor genético em relação à segurança da saúde.

TODOS OS DA MATA SÃO 100% LIMPOS PARA DOENÇAS GENÉTICAS MONOGÊNICAS RECESSIVAS!

Ter todo o plantel 100% Limpo significa todos os meus cães possuem o gene N (NORMAL CLEAR) duas vezes (NN) e isso garante que meu plantel não manifestará e nem transmitirá as cinco doenças que mais podem acometer a raça, para seus descendentes.

Não há nenhum cão meu que seja Portador ou Afetado!

Portador (CARRIER) é aquele animal que possui um gene normal e outro mutado (Np), que pode ser sadio, porém, portador com uma pequena chance de manifestar da doença, bem como pode ser transmissor de doenças genéticas, a depender da combinação do acasalamento.

Afetado (AFFECT/AT RISK) é aquele animal que possui os dois genes mutados (pp), que tem grandes chances de manifestar doenças genéticas, bem como de transmiti-las para seus descendentes.

JACKS DA MATA E LABOKLIN

Procedência, controle e histórico de saúde. Como falei inicialmente, este é o grande diferencial da minha criação. Além de uma garantia vitalícia, o laudo do teste é uma prova e a prova documentada é cabal. O laudo é emitido pelo laboratório Laboklin, que fica na Alemanha e tem grande tradição e prestígio em todo o mundo, referência em testes genéticos para animais!

Acredito que, enquanto a Ciência e a tecnologia estiverem do nosso lado, podemos sempre estar aprendendo e melhorando, além de estar qualificando positivamente os nossos cães, então, faço questão de testar todos os meus cães, mesmo os importados que já vieram de pais testados, afinal, essa segurança em relação a saúde, tem que se perpetuar o máximo possível, de geração em geração.

PLANTEL 100% TESTADO! SEGURANÇA PARA MIM, PARA VOCÊ E PARA A RAÇA!

Essa prática de testar os cães é de grande utilidade tanto para mim, para o melhoramento genético do plantel, como para quem adquirir um Da Mata, com a melhoria da saúde de cães individuais, seja o criador de outro canil ou o proprietário que está levando o seu cão para companhia. Qual é o criador que não deseja isso para a sua raça e qual é o proprietário que não deseja isso para o novo membro da família que irá para a sua casa?

Sinto-me um privilegiado em ter toda a Família Jacks da Mata 100% limpa, ver cada nascimento e saber que cada filhote nascido aqui, carrega essa herança genética privilegiada, tanto os que vão morar comigo para continuar contribuindo para a preservação e o aprimoramento da raça, quanto os que vão para novos lares, sejam os que vão dar novas alegrias e contribuir com o plantel de outros criadores, bem como os que vão levar novas alegrias para as suas novas famílias, como cães de companhia, sempre de forma segura!

Como você já sabe, a criação Jacks da Mata possui todo o plantel de linhagem 100% australiana, linhagem esta que tem a melhor conformação e o melhor temperamento da raça, formado por linhas de sangue importadas de várias partes do mundo, linhas de sangue estas campeãs, selecionadas e testadas geneticamente para a saúde!

Antes de finalizar esta sessão com informações sobre as cinco doenças que mais podem acometer a raça, deixarei duas perguntas que me fizeram, uma aqui no Brasil, que relativiza a importância dos testes genéticos, e outra no exterior, esta uma crítica em tom irônico, para você pensar e responder para você mesmo:

  • Pergunta feita no Brasil:
  • É realmente necessário realizar esses testes?
  • Pergunta feita no exterior:
  • Conte-me... Como é criar aí (no Brasil) sem testes?

A realização dos testes genéticos é facultativa, ou seja, parte da prioridade, decisão e consciência de cada criador, que fique claro. E para você é importante? Com ou sem relativização?

Para mim, poder eliminar riscos e dúvidas em relação à saúde, aqui falando em eliminação de anomalias permanentes e na morte precoce de algo que pode ser evitado graças à Ciência e à tecnologia, vejo como importantíssimo!

QUAIS SÃO AS CINCO DOENÇAS GENETICAS MONOGÊNICAS RECESSIVAS?

Dando continuidade e procurando esclarecer sobre os testes genéticos a pergunta que fica é:

Existem doenças genéticas comuns no Jack Russell Terrier? Quais são essas cinco doenças genéticas?

A palavra “comum” para o meio científico, é usada como sinônimo de “frequente”, com prevalência maior que 1%. Esse esclarecimento vale para evitar possíveis interpretações equivocadas. Alguns de fora do meio científico, como eu e você, podemos ouvir de terceiros que o “normal” é aceitar sem nenhum tipo de controle, aparentando uma normalidade, o que não é verdade, já que se trata de uma mutação que é detectável pela Ciência, podendo orientar preventivamente nos acasalamentos. Diante do “mundo dos leigos” acredito ser mais prudente se falarmos sobre o nível de incidência.

O mundo dos seres vivos possuem suas doenças. Nós humanos temos as nossas, os cavalos tem as deles, os gatos tem as deles, assim como os cães também possuem, que são doenças da espécie canina, com maior ou menor incidência em determinada raça, onde o nosso foco é a raça Jack Russell Terrier.

Através de estudos científicos, é possível dizer que as doenças que possuem um maior grau de incidência na raça são:

CARTILHA DO CBRJRT SOBRE AS CINCO DOENÇAS HEREDITÁRIAS

Para mais informações sobre essas cinco doenças genéticas que mais podem acometer a raça, foi criada uma cartilha do Conselho Brasileiro da Raça Jack Russell Terrier - CBRJRT, com outros dois criadores e eu.

Na sessão dedicada ao trabalho do CBRJRT aqui mesmo no site da minha criação, você terá acesso ao nosso informativo Doenças Geneticamente Transmissíveis, que falam dessas cinco doenças hereditárias. Lá você poderá se informar sobre elas, como também conhecerá um pouco do meu trabalho junto ao Conselho do Jack, através de outros projetos desenvolvidos.