Doenças Multifatoriais

Dando continuidade à sessão que me orgulho muito, falaremos aqui sobre as Doenças Genéticas Multifatoriais!

Diferente das Monogênicas, as Doenças Multifatoriais são doenças complexas, associadas aos múltiplos genes mutados (poligênicos), que podem vir não só dos pais, mas, de outros ascendentes como avós e bisavós, por exemplo, combinados aos fatores ambientais, como pisos escorregadios (como o porcelanato) e/ou acidentes, por exemplo.

Essas Doenças Multifatoriais que testamos, são doenças ortopédicas, sendo uma recomendada para a raça e duas extras. Mais um diferencial do plantel Jacks da Mata!

A avaliação fenotípica dessas doenças multifatoriais de ordem ortopédica é feita através do exame de Raio-X e é de grande importância para a seleção dos pais que estou planejando para uma futura ninhada.

Tendo essas informações em mãos, juntamente com o maior número dessas mesmas informações sobre os testes de mais ascendentes (avós e bisavós, por exemplo), maior é o controle que tenho em relação às multifatoriais, sendo que, quanto mais cães sem sinais delas, melhor!

O que estou falando chama-se Valor Genético Estimado (EBV – Estimated Breeding Value) – também conhecido como Valor Genético Aditivo e Valor Genético Predito.

No quadro já montado, o exemplo do lado esquerdo é o de menor EBV e o da direito é de maior EBV. Seria bom colocarmos essa legenda "Menor EBV" e "Maior EBV". Temos que legendar também as cores. A cor azul representa cão sem doença multifatorial e o vermelho com doença multifatorial. Mostrar que o foco da criação é no exemplo do lado direito "Estamos sempre em busca do Maior EBV possível".

SELEÇÃO BASEADA NO EBV DOS REPRODUTORES!

A testagem de todo o plantel, bem como importar exemplares de pais testados, para mim tem um importantíssimo papel na seleção dos pais dos filhotes nascidos aqui, que seguem um rigoroso planejamento de ninhada!

Como já falei na sessão das monogênicas, com essas informações valiosas em mãos, consigo proporcionar uma melhor seleção e de maior valor genético para todos os Da Mata! Um pedigree de um filhote nascido aqui tem grande valor genético, já que estou em constante controle da genealogia dos padreadores e matrizes, com as informações de suas heranças genéticas no que diz respeito à saúde.

Quanto mais gerações testadas e sem sinais de doenças multifatoriais ortopédicas, maior o controle eu tenho sobre elas, maior o enriquecimento e mais rápido progresso genético de toda a criação!

TODO O PLANTEL TESTADO PARA DOENÇAS MULTIFATORIAIS ORTOPÉDICAS E 100% CONTROLADO!

Temos como parceiro o Hospital Veterinário Du Pet, que fica em Lauro de Freitas – BA, um dos melhores hospitais veterinários do Brasil! Com eles surgiu a ideia de fazer não apenas o teste recomendado para a raça, como outros dois testes e assim qualificar ainda mais o meu plantel, sendo mais um diferencial, bem como trazer ainda mais tranquilidade no que diz respeito à seleção dos acasalamentos na criação.

Mais uma vez vejo a importância de saber que todos os cães trazidos de outros países, que resulta na formação da minha linha de sangue, são de pais testados para a multifatorial recomendada para uma raça, bem como testá-los e testar além do recomendado, os seus filhos Da Mata que ficam comigo, faz com que eu diminua cada vez mais uma probabilidade de se manifestar como doenças genéticas multifatoriais! Ter esse controle da genealogia e ter o plantel 100% controlado, sem sinais de luxação e displasia, também me enche de orgulho!

QUAIS SÃO AS TRÊS DOENÇAS MULTIFATORIAIS?